Psicanálise o que é?

Em um processo reflexivo, exploramos o inconsciente por meio da técnica de associação livre, com o intuito de fomentar a compreensão singular de suas questões.

Joanna Brown

3/6/20241 min read

A análise, também conhecida como psicanálise, é um processo reflexivo que busca compreender as camadas mais profundas do sujeito, buscando investigar sofrimentos, repetições, como foco não apenas na resolução da questão, é sim em entender aquilo que afetam o sujeito, assim como todas aquelas questões se apresentam, buscando questionar o sujeito em seu singular. O processo psicanalítico acontece com a premissa de ser trabalhado através do inconsciente, tendo como recurso fundamental a fala, buscando trazer à tona elementos que contenha significados e expressões do sofrimento de cada sujeito de maneira única.

Durante as sessões, os pacientes são incentivados à trabalhar por meio da livre associação, expressando pensamentos, sentimentos e memórias sem censura. Essa técnica permite que o inconsciente se manifeste de maneira mais genuína, facilitando a compreensão das complexidades psíquicas. A psicanálise proporciona um meio de encontro do ser com suas próprias questões, proporcionando um afastamento da expectativa do outro sobre nós mesmos. Neste processo o sujeito é instigado a se questionar, sendo desta forma, um método focado muito mais nas interrogações do que nas respostas.

Para uma psicanálise acontecer é preciso que ocorra uma dinâmica entre paciente e analista, o que é conhecido como transferência. O trabalho analítico acontece por meio de interpretações, insights, reflexões e angústias enfrentadas pelo paciente, que encontra no setting terapêutico um local seguro para trazer questões subjetivas e singulares.

O objetivo final de uma psicanálise, é alcançar uma compreensão mais profunda de si mesmo. Ao desvendar as complexidades de cada sujeito, abre-se espaço para a transformação pessoal e a construção de uma vida mais significativa.